O futuro promissor da qualidade na primeira infância
- Pedagógico null
- 22 de out. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2024

Montessori pode ser considerada uma metodologia cada vez mais alinhada às necessidades atuais, que prioriza a qualidade na educação durante a primeira infância para um futuro promissor. No mundo em transformação em que vivemos na atualidade, não poderia ser diferente com a educação, porque o modelo educacional tradicional já tem dado sinais de insucesso.
Em 2000, o economista James Heckman ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seus estudos relacionados à importância do tema: “Entender que o conhecimento, as habilidades sociais e a saúde adquiridos muito cedo na vida conduzem a um maior sucesso na idade adulta” está entre as premissas do seu trabalho.
Assim como acreditava Maria Montessori, em meados dos anos 1900, Heckman também incentiva o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais da criança, mostrando que os impactos na vida adulta são surpreendentes.

Para Montessori, a qualidade do ensino na primeira infância é essencial para o futuro da criança
Investir em qualidade na primeira infância
Letícia Terbick Cisotto, Psicopedagoga e Diretora Pedagógica da Escola Montessori Somos Um observa que as crianças educadas pela metodologia se tormais críticas e possuem melhores habilidades de se comunicar, pois elas apresentam um vocabulário rico, um pensamento lógico refinado e um autocuidado aprimorado.
A pedagoga explica que em Montessori há uma preocupação com o desenvolvimento de habilidades e competências: “Acreditamos nas vivências e experiências, na condição potente que cada criança traz em si. Nosso objetivo é torná-la segura para traçar seu próprio caminho, realizando escolhas responsáveis”, acrescenta.
Os desenvolvimentos socioemocionais também são considerados: “Percebemos a capacidade de nomearem suas emoções e serem mais empáticas, além de demonstrarem sensibilidade a fatores estéticos e criativos”.
Como a criança é preparada para o futuro em Montessori?
Na Escola Montessori Somos Um a criança está inserida em um ambiente social que assegura a sua formação holística, a partir do trabalho com diversas linguagens que hoje são reconhecidas por muitos estudiosos, como mencionado anteriormente, como essenciais para a sociedade do futuro:

Lógica matemática, com os raciocínios dedutivos;
Linguística, com as habilidades de comunicação tanto escrita como oral;
Espacial, interpretando e criando imagens;
Cinestésica, para o controle do corpo e a execução dos movimentos;
Interpessoal, para compreender o outro;
Intrapessoal, entendendo as próprias emoções e sentimentos;
Aptidão para lidar com a natureza por meio de relacionamento com os animais e plantas;
Aspectos da existência humana, criatividade e autonomia.
Outra frente de atuação da metodologia é trabalhar o coletivo. Letícia comenta que “pensar no coletivo é educar para a paz e ter consciência do papel de cada um nesse planeta”. Maria Montessori, conhecida por ser uma educadora pela paz, viveu em um período entre guerras e se esforçou para que uma nova geração pudesse trazer a paz.
“A consequência dessa educação é um mundo mais cooperativo e menos competitivo, e para cada criança, é o caminho para a empatia e satisfação interna pelas próprias ações”, conclui a diretora.
Listamos 5 motivos que destacam a educação Montessori na primeira infância:
1) Respeito pela individualidade de cada criança;
2) Olhar holístico e completo para a criança: cognitivo, emocional, social e físico;
3) Desenvolvimento da autonomia com a área de vida prática no currículo;
4) Orientação para a autorregulação no aprendizado e nas emoções;
5) Liberdade com responsabilidade;
Agora que você conheceu um pouco do que é a educação Montessori, que tal entrar em contato com a metodologia na prática? Agende uma visita na primeira escola Montessori de Piracicaba, teremos muito prazer em receber a sua família!.
Quer conhecer mais sobre a alfabetização em Montessori? Leia aqui:
Commentaires