
Método Reggio Emilia
Princípios do Método
Como princípio educacional, Loris Malaguzzi entende que cada criança é única e se relaciona com o mundo de um modo singular. De acordo com essa concepção de aprendizagem, os educadores devem observar e confiar nas diversas formas que as crianças têm de participar, proceder e fazer escolhas.
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Um dos aspectos mais marcantes e característicos de Loris Malaguzzi é sua ideia das “Cem linguagens das crianças”. Por meio desse pressuposto, ele reconhece e valoriza todas as maneiras pelas quais a criança interpreta o seu entorno e cria suas teorias sobre a vida. Assim, Malaguzzi provoca os adultos a reconhecerem e valorizarem todas as formas de expressão e comunicação das crianças. À vista disso, em sua abordagem, a escuta é vista como um verbo ativo, não passivo.
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Uma escuta atenta não só atribui sentido à mensagem, como também confere interesse à pessoa que a emite. Malaguzzi acredita, portanto, que o aprendizado decorre em grande parte do trabalho das próprias crianças, de suas atividades e do uso dos recursos que elas têm. E, nesse sentido, as crianças desempenham um papel ativo na construção dos conhecimentos, e o aprendizado se torna um processo autoconstrutivo.
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Protagonismo Infantil
As Cem Linguagens da Criança, um dos pontos principais da questão educativa durante a infância é o protagonismo infantil. A começar pela palavra.
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"Protagonista" que tem origem no latim: "protos" que significa "principal" e "agonistes" que significa "lutador". Fica bem claro o papel do protagonista como o responsável pelo destaque em uma determinada situação acontecimento. Os sistemas educativos italianos criados em Reggio Emilia, destacam a criança como um ser competente, curioso, forte e de fácil sociabilidade. Atuante ativo como construtor do seu próprio conhecimento.
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A criança como protagonista, exerce seu papel efetivamente perante as situações do cotidiano que as rodeia, e desta forma, deve-se vincular e participar ativamente. Além disso é importante que a criança possua a liberdade de expressão e atuação, para que dessa forma, desenvolva sua independência e autonomia.
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A Escola para Malaguzzi
A escola, para Loris Malaguzzi, é comparada a um laboratório, no qual os processos de pesquisa de crianças e adultos estão estreitamente interligados. Com isso, seu principal objetivo é que a escola não seja um lugar de produção do aprendizado, mas sim das condições para o aprendizado. Nas escolas de Malaguzzi, há uma especial atenção ao sentido estético, pois reconhece-se o caráter artístico do conhecimento.
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Consequentemente, a escola é formada por estúdios e oficinas, onde as mãos das crianças, o fazer e a bagunça têm espaço para ser e acontecer. Dessa forma, as crianças são incentivadas a brincar, a observar e a se comunicar por meio de experiências concretas. Sendo que o mais importante nessa proposta educacional é o desenvolvimento da criatividade e da liberdade de ação. Por isso, ela pode ser considerada uma “pedagogia do movimento”.
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Quem foi Loris Malaguzzi

Loris Malaguzzi é o iniciador da metodologia educacional das escolas Reggio Emilia. Nascido em 1920, graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Urbino, na Itália. Dedicou toda sua vida à construção de uma educação em que o potencial das crianças fosse considerado e respeitado.
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O impacto da Segunda Guerra Mundial marcou Malaguzzi, que começou a repensar o método educacional estabelecido. Ele concluiu que a concepção tradicional de ensino empobrecia as crianças e as subestimava. Ou ainda, não permitia que elas se expressassem, experimentassem ou aprendessem por si mesmas, nem reconhecia os direitos das crianças a serem educadas.
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Em abril de 1945, Malaguzzi junta-se ao ambicioso projeto de um grupo de trabalhadores de origem camponesa que decidiu construir e administrar uma escola para crianças. Esse projeto, concretizado em um pequeno vilarejo perto de Reggio Emilia, logo se ampliou para outras escolas localizadas nos bairros pobres da cidade.

Benefícios do Método
Os benefícios da abordagem Reggio Emilia
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O Método Reggio Emilia tem muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Alguns deles incluem:
1. Desenvolvimento de habilidades sociais: o método incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, ajudando as crianças a aprender a se relacionar com outras pessoas e a construir relações saudáveis.
2. Educação baseada na experiência: o método incentiva a educação baseada na experiência, permitindo que as crianças aprendam de forma natural e orgânica.
3. Comunicação não-verbal: o método incentiva a comunicação não-verbal, ajudando as crianças a desenvolver sua capacidade de se comunicar e compreender o mundo ao seu redor.
4. Independência e autonomia: o método incentiva a independência e autonomia das crianças, permitindo-lhes explorar e aprender por conta própria.
5. Estimulação cognitiva: o método incentiva a estimulação cognitiva das crianças, ajudando-as a desenvolver sua capacidade de pensar e compreender o mundo ao seu redor.
6. Estimulação física: o método incentiva a atividade física das crianças, ajudando-as a desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas, além de ajudar a desenvolver a coordenação mão-olho e equilíbrio.
7. Educação emocional: o método incentiva o desenvolvimento emocional das crianças, ajudando-as a desenvolver sua capacidade de expressar e compreender as emoções.
8. Educação ambiental: o método incentiva a consciência ambiental e a responsabilidade ecológica.
9. Participação dos pais e comunidade: o método valoriza a participação dos pais e comunidade na educação das crianças.
10. Autenticidade e valorização das expressões criativas: o método Reggio Emilia valoriza a autenticidade e valoriza as expressões criativas das crianças, como forma de comunicação e compreensão do mundo.


