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Método Reggio Emilia

Princípios do Método

Como princípio educacional, Loris Malaguzzi entende que cada criança é única e se relaciona com o mundo de um modo singular. De acordo com essa concepção de aprendizagem, os educadores devem observar e confiar nas diversas formas que as crianças têm de participar, proceder e fazer escolhas.

Um dos aspectos mais marcantes e característicos de Loris Malaguzzi é sua ideia das “Cem linguagens das crianças”. Por meio desse pressuposto, ele reconhece e valoriza todas as maneiras pelas quais a criança interpreta o seu entorno e cria suas teorias sobre a vida. Assim, Malaguzzi provoca os adultos a reconhecerem e valorizarem todas as formas de expressão e comunicação das crianças. À vista disso, em sua abordagem, a escuta é vista como um verbo ativo, não passivo.

Uma escuta atenta não só atribui sentido à mensagem, como também confere interesse à pessoa que a emite. Malaguzzi acredita, portanto, que o aprendizado decorre em grande parte do trabalho das próprias crianças, de suas atividades e do uso dos recursos que elas têm. E, nesse sentido, as crianças desempenham um papel ativo na construção dos conhecimentos, e o aprendizado se torna um processo autoconstrutivo.

Protagonismo Infantil

As Cem Linguagens da Criança, um dos pontos principais da questão educativa durante a infância é o protagonismo infantil. A começar pela palavra.

"Protagonista" que tem origem no latim: "protos" que significa "principal" e "agonistes" que significa "lutador". Fica bem claro o papel do protagonista como o responsável pelo destaque em uma determinada situação acontecimento. Os sistemas educativos italianos criados em Reggio Emilia, destacam a criança como um ser competente, curioso, forte e de fácil sociabilidade. Atuante ativo como construtor do seu próprio conhecimento.

A criança como protagonista, exerce seu papel efetivamente perante as situações do cotidiano que as rodeia, e desta forma, deve-se vincular e participar ativamente. Além disso é importante que a criança possua a liberdade de expressão e atuação, para que dessa forma, desenvolva sua independência e autonomia.

A Escola para Malaguzzi

A escola, para Loris Malaguzzi, é comparada a um laboratório, no qual os processos de pesquisa de crianças e adultos estão estreitamente interligados. Com isso, seu principal objetivo é que a escola não seja um lugar de produção do aprendizado, mas sim das condições para o aprendizado. Nas escolas de Malaguzzi, há uma especial atenção ao sentido estético, pois reconhece-se o caráter artístico do conhecimento.

Consequentemente, a escola é formada por estúdios e oficinas, onde as mãos das crianças, o fazer e a bagunça têm espaço para ser e acontecer. Dessa forma, as crianças são incentivadas a brincar, a observar e a se comunicar por meio de experiências concretas. Sendo que o mais importante nessa proposta educacional é o desenvolvimento da criatividade e da liberdade de ação. Por isso, ela pode ser considerada uma “pedagogia do movimento”.

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Quem foi Loris Malaguzzi

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Loris Malaguzzi é o iniciador da metodologia educacional das escolas Reggio Emilia. Nascido em 1920, graduou-se em Pedagogia pela Universidade de Urbino, na Itália. Dedicou toda sua vida à construção de uma educação em que o potencial das crianças fosse considerado e respeitado.

O impacto da Segunda Guerra Mundial marcou Malaguzzi, que começou a repensar o método educacional estabelecido. Ele concluiu que a concepção tradicional de ensino empobrecia as crianças e as subestimava. Ou ainda, não permitia que elas se expressassem, experimentassem ou aprendessem por si mesmas, nem reconhecia os direitos das crianças a serem educadas.

Em abril de 1945, Malaguzzi junta-se ao ambicioso projeto de um grupo de trabalhadores de origem camponesa que decidiu construir e administrar uma escola para crianças. Esse projeto, concretizado em um pequeno vilarejo perto de Reggio Emilia, logo se ampliou para outras escolas localizadas nos bairros pobres da cidade.

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Benefícios do Método

Os benefícios da abordagem Reggio Emilia

O Método Reggio Emilia tem muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças. Alguns deles incluem:

 

1. Desenvolvimento de habilidades sociais: o método incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, ajudando as crianças a aprender a se relacionar com outras pessoas e a construir relações saudáveis.

 

2. Educação baseada na experiência: o método incentiva a educação baseada na experiência, permitindo que as crianças aprendam de forma natural e orgânica.

 

3. Comunicação não-verbal: o método incentiva a comunicação não-verbal, ajudando as crianças a desenvolver sua capacidade de se comunicar e compreender o mundo ao seu redor.

 

4. Independência e autonomia: o método incentiva a independência e autonomia das crianças, permitindo-lhes explorar e aprender por conta própria.

 

5. Estimulação cognitiva: o método incentiva a estimulação cognitiva das crianças, ajudando-as a desenvolver sua capacidade de pensar e compreender o mundo ao seu redor.

 

6. Estimulação física: o método incentiva a atividade física das crianças, ajudando-as a desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas, além de ajudar a desenvolver a coordenação mão-olho e equilíbrio.

 

7. Educação emocional: o método incentiva o desenvolvimento emocional das crianças, ajudando-as a desenvolver sua capacidade de expressar e compreender as emoções.

 

8. Educação ambiental: o método incentiva a consciência ambiental e a responsabilidade ecológica.

 

9. Participação dos pais e comunidade: o método valoriza a participação dos pais e comunidade na educação das crianças.

 

10. Autenticidade e valorização das expressões criativas: o método Reggio Emilia valoriza a autenticidade e valoriza as expressões criativas das crianças, como forma de comunicação e compreensão do mundo.

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