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Método Montessori

Princípios do Método

O método Montessori foi desenvolvido pela Dra. Maria Montessori após anos de experimentações e observações sobre crianças em vários locais do mundo. Por meio de suas observações, ela conheceu a natureza da criança e como ela naturalmente aprende e se desenvolve. Isso possibilitou que a Dra. Maria Montessori desenvolvesse um método que possibilita a melhor experiência de aprendizagem.

O método Montessori se baseia em uma visão da criança como um ser humano que é naturalmente ansioso pelo conhecimento e capaz de iniciar a aprendizagem em um ambiente apoiador e cuidadosamente preparado. É uma abordagem que valoriza o espírito humano e o desenvolvimento da criança em todas as dimensões: física, cognitiva, emocional, social, emocional e espiritual.

Abaixo, descrevemos os principais conceitos e princípios do método Montessori.

 

 

Períodos Sensíveis de Desenvolvimento

São períodos que determinam o desenvolvimento da maioria de nossas habilidades. Se a criança não for exposta a estímulos e experiências adequadas durante tais períodos, o desenvolvimento das respectivas habilidades pode ficar seriamente comprometido ou pode não acontecer. Para saber mais sobre os Períodos Sensíveis do Desenvolvimento, clique aqui.

 

 

O Processo de Aprendizagem

O método Montessori assume que a criança aprende sozinha e se desenvolve naturalmente a partir do seu ambiente. A criança é capaz de selecionar no ambiente exatamente as atividades que necessita para se desenvolver, de acordo com os períodos sensíveis de desenvolvimento que está atravessando. Assim, quando a criança se encontra com um material ou uma atividade que a ajuda a desenvolver uma habilidade que está em seu período sensível de desenvolvimento, surge um interesse espontâneo por tal atividade, junto com o desejo de realiza-la repetidas vezes, até que desenvolva tal habilidade com maestria. A consequência natural deste processo é a concentração. E, segundo a Dra. Maria Montessori, “a criança que se concentra é feliz”.

 

 

Papel do Professor

Considerando-se que a criança aprende e se desenvolve sozinha, em uma escola Montessori o papel do professor é o de servir como um guia ou facilitador. O professor atua como um elo entre a criança e o seu ambiente, de modo a garantir que o ambiente esteja adequado e forneça todas as condições que a criança precisa para se desenvolver. Ele faz isso através da cuidadosa observação de cada criança e através de constantes modificações no ambiente, disponibilizando os materiais que cada criança necessita naquele determinado momento.

O Ambiente

O ambiente de uma escola Montessori é semelhante ao de uma casa adaptada ao tamanho das crianças. Os materiais pedagógicos cuidadosamente selecionados (com objetivo de atender às necessidades de desenvolvimento de cada criança) e dispostos em prateleiras baixas, ao alcance das crianças, de modo que elas possam escolher e pegar o material com o qual desejam trabalhar, com liberdade e autonomia. A sala de aula também dispõe de oportunidades para a realização de atividades de vida prática, tais como servir o lanche, molhar a horta e cuidar da limpeza e da organização do ambiente. Tais atividades são fundamentais para a conquista da autonomia. Assim como na vida real, as turmas possuem crianças em idades variadas. Isso possibilita oportunidades de trocas entre as crianças, em que as mais novas aprendem com as mais velhas, e vice-versa.

 

 

Método de Aprendizagem:

do Concreto ao Abstrato

O aprendizado ocorre por meio de experiências sensoriais. Conceitos abstratos são aprendidos através da manipulação de materiais concretos. Os materiais pedagógicos são cuidadosamente elaborados para permitir a aprendizagem de uma habilidade específica. Todos possuem “controle de erro”, que significa que se houver um erro, a criança não consegue concluir a atividade. Isso permite à criança perceber o erro e aprender sozinha, sem a necessidade de um adulto para corrigi-la. Atividades envolvendo conceitos sensoriais, linguagem, matemática, ciências, artes e cultura são considerados importantes para a educação da criança. A Dra. Maria Montessori também descobriu que crianças pequenas são capazes de aprender conceitos considerados muito complexos para elas, se eles forem apresentados a elas de uma forma apropriada.

 

 

Liberdade

Nenhuma atividade ou conteúdo é imposto sobre a criança. Ao contrário, a criança tem liberdade para explorar o ambiente, realizar a atividade de seu interesse e aprender no seu próprio ritmo. A liberdade da criança é limitada a apenas três regras básicas:

  • Respeito a si mesma: a criança não pode fazer mal a si mesma.

  • Respeito ao outro: a criança não pode fazer mal a outro ser vivo, seja ele um ser humano, um animal ou uma planta.

  • Respeito ao ambiente: a criança não pode danificar qualquer coisa que seja parte do seu ambiente

Autonomia

A criança possui necessidade de autonomia. No método Montessori, o professor interfere o mínimo necessário para que a criança consiga realizar sozinha suas atividades.

Educação para a Vida

O objetivo do método Montessori é o de preparar as crianças para a vida, através do desenvolvimento da autonomia e também de competências, habilidades, talentos e potencialidades da criança. Tudo isso é propiciado por uma equipe treinada para perceber as necessidades e o estágio de desenvolvimento de cada criança e preparar um ambiente adequado para que cada uma desenvolva seu maior potencial.

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Quem foi Maria Montessori

A Dra. Maria Montessori, criadora do método Montessori, foi considerada uma mulher muito à frente de seu tempo, por suas notáveis ​​contribuições na educação e por seus ideais humanistas, tendo apoiado ativamente muitos importantes movimentos de reforma social.

Ela nasceu na Itália, no ano de 1870. Era filha de um militar conservador que se opunha aos seus estudos e de uma mãe liberal, que apoiava suas buscas e conquistas profissionais. Como seu pai era constantemente transferido em seu trabalho, ela teve a chance de estudar em grandes cidades da Itália.

Naquela época, a Itália e toda a Europa eram muito conservadoras em termos de direitos das mulheres e em termos de como as mulheres eram tratadas. Superando todas as dificuldades, Dra. Maria Montessori se formou em medicina, sendo a primeira mulher a se tornar médica na Itália. Ela se especializou em psiquiatria e pediatria. Embora não quisesse ter uma carreira na educação – porque este era um dos três papéis tradicionais que as mulheres podiam trabalhar naquela sociedade conservadora – esse foi o campo em que a Dra. Montessori deu suas contribuições mais importantes e que a fizeram famosa no mundo todo.

Em 1900, a Dra. Maria Montessori tornou-se diretora da Escola de Ortofrênica, onde teve sua primeira experiência educacional trabalhando com crianças especiais diagnosticadas com deficiência mental. Quando ela chegou naquele local, viu que as crianças eram mantidas em um tipo de prisão, vivendo com a falta de comida ou qualquer coisa que pudesse ajudá-las a melhorar. A Dra.

 

Montessori percebeu que essas crianças precisavam de atividades com propósito, para estimular suas mentes e sentidos. A fim de ajudá-las, ela começou a estudar, buscando por trabalhos educacionais anteriores bem sucedidos feitos com crianças com deficiência.

 

A Dra. Maria Montessori foi inspirada pelo trabalho de dois médicos franceses: Jean Itard e Edouard Seguin. Deles veio a ideia de uma abordagem científica à educação, baseada em observação e experimentação. Itard tornou-se famoso com seu trabalho com o “Menino Selvagem do Aveyron” e sua teoria proposta sobre os períodos sensíveis para o desenvolvimento normal humano. Seguin trabalhou principalmente com os cegos, e desenvolveu um conjunto de materiais didáticos práticos projetados para quebrar as habilidades em pequenos passos. A Dra. Montessori usou o método de Seguin com suas crianças com deficiência mental e percebeu que elas começaram a melhorar e a avançar em seu desenvolvimento. Dois anos depois, essas crianças passaram nos exames nacionais das escolas públicas italianas, o que tornou a Dra. Montessori famosa no mundo todo.

Então, ela começou a se perguntar “o que mantinha as crianças normais atrás” nos exames e sentiu-se motivada a tentar seu método com crianças normais. A primeira oportunidade que teve para trabalhar com crianças normais foi em 1907, em uma creche chamada Casa dei Bambini. Enquanto as crianças com deficiência mental tiveram de ser “empurradas” para fazer as atividades, as crianças normais demonstraram interesse natural e entusiasmo pelas atividades. Essas crianças mostraram um progresso notável na realização acadêmica. Após o sucesso da primeira escola, a Dra. Montessori iniciou muitas outras escolas e tornou-se o interesse de líderes e cientistas em todo o mundo. E, após 20 anos de experiências e observações, ela finalmente sistematizou um método, o qual acreditava que poderia realmente ajudar as crianças em seu desenvolvimento.

É reconhecido que a Dra. Maria Montessori “descobriu a criança” através de sua abordagem científica na educação. Ela descobriu como a natureza de uma criança opera em seu próprio processo de desenvolvimento e projetou o método perfeito para apoiar a aprendizagem ideal e o desenvolvimento das potencialidades da criança. Embora tenha desenvolvido seu trabalho no início do século passado, suas descobertas estão agora sendo confirmadas pela ciência moderna e seu método, agora baseado em evidências, tem provado ser extremamente eficiente na promoção do desempenho acadêmico e de habilidades físicas, cognitivas, sociais, emocionais e artísticas.

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Currículo e Materiais Pedagógicos

O currículo Montessori contempla as seguintes áreas:
• Vida Prática
• Desenvolvimento Sensorial
• Linguagem
• Matemática
• Cultura (Geografia, História, Ciências da Vida e Artes)

Os materiais pedagógicos são especialmente elaborados e possuem as seguintes características:
• Cada material ensina uma única habilidade
• Controle de erro: a criança consegue perceber o erro sozinha, sem a necessidade de ser corrigida por um adulto
• Concreto ao abstrato: conceitos abstratos são aprendidos através da manipulação de materiais concretos.

Vida Prática

Os exercícios de vida prática, além de servirem como oportunidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades motoras, ajudam a criança a se tornar mais independente, organizada e a adquirir autonomia nas atividades de cuidado pessoal e cuidado do ambiente. A criança aprende também a dar e a receber ajuda.

Através de exercícios de cuidado pessoal, cuidado do ambiente, cuidado de plantas e animais, a criança desenvolve amor por todo o universo e por todas as formas de vida. A criança tende a se sentir responsável, a se importar e cuidar de tudo à sua volta, pois o CUIDAR torna-se parte de sua personalidade.

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Sensorial

 

Os sentidos são a base da inteligência. Nossa habilidade para receber informações através dos sentidos e interpretá-las tem grande influência em nossa inteligência e nossa habilidade para ler, escrever ou fazer qualquer coisa. Sem os nossos sentidos, nossa mente não seria capaz de receber qualquer informação.

Atividades de desenvolvimento sensorial permitem aguçar todos os sentidos e, deste modo, aumentar a percepção da criança das informações disponíveis no ambiente.

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Linguagem

 

A linguagem é considerada um sistema de comunicação com outras pessoas usando sons, símbolos e palavras para expressar um significado, uma ideia ou um pensamento.

O aprendizado da linguagem acontece em um processo ativo e as crianças não apenas imitam o que os mais velhos dizem, mas também usam palavras, frases e sentenças para se expressarem. Durante os primeiros anos, as crianças não tem que fazer esforços conscientes para aprender uma linguagem. A aquisição da lingua-mãe é uma das conquistas mais importantes que a criança faz em seus primeiros anos.

A criança precisa de um ambiente apropriado e amplas oportunidades para realizar exercícios de escuta, fala, leitura e escrita para desenvolver uma sólida base linguística, que seria impossível sem um grande esforço consciente depois que passarem os primeiros anos.

O currículo Montessori da Linguagem segue uma abordagem multidimensional e oferece atividades apropriadas ao desenvolvimento e materiais para todas as áreas, incluindo fonética, leitura, escrita, gramática e linguagem oral. Como todas as áreas do currículo Montessori, a ênfase no currículo de linguagem está no uso de materiais concretos para manipulação, atividades de livre escolha e apresentações individuais.

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Matemática

 

A criança pequena se sente naturalmente atraída pela ciência dos números, pois ela nos dá a capacidade de entender o mundo em que vivemos. A Dra. Maria Montessori dizia que o ser humano tem uma mente matemática, que tende a estimar, quantificar, ordenar, sequenciar, ver a identidade, a similaridade, a diferença e os padrões. 

A Dra. Maria Montessori desenvolveu uma série de materiais concretos para o aprendizado da matemática que surpreende até os dias de hoje. Sua abordagem para o aprendizado da matemática segue caminhos que são apropriados ao desenvolvimento da criança. As seguintes regras são observadas:

– A jornada pela matemática começa com experiências concretas e depois conduz a criança para as abstrações.

– Há uma progressão da dificuldade: do simples ao complexo. Quase todos os exercícios são preparações para os próximos passos.

– Todos os exercícios seguem uma progressão sequencial:


1) É apresentado à criança, de forma isolada, certas quantidades e seus nomes;
2) São aprensentados à criança, de forma isolada, símbolos (numerais) para quantidades relevantes;
3) Finalmente, é feita a associação entre as quantidades e seus símbolos.

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Cultura

 

Atividades para o aprendizado da cultura proporcionam à criança oportunidades de explorar o mundo, incluindo os continentes, os países, as pessoas, a cultura, os fenômenos naturais, as ciências da vida e as artes.

Os objetivos dos estudos sobre cultura no currículo Montessori são ajudar a criança a:

– Desenvolver a sua personalidade;

– Conhecer e se adaptar à sua própria cultura;

– Tornar-se um indivíduo consciente e útil para a sociedade;

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Benefícios do Método

Por Que Escolher o Método Montessori?

A primeira infância (0 a 5 anos) são os mais importantes anos na vida de uma pessoa. É neste período que todos os tipos de habilidades – físicas, cognitivas, emocionais, sociais e artísticas – se desenvolvem mais facilmente, o que servirá como base para a vida futura do indivíduo.

A Dra. Maria Montessori sempre enfatizou a importância e a necessidade da educação precoce. Ela defendeu a existência de Períodos Sensíveis do Desenvolvimento, que são períodos que determinam o desenvolvimento da maioria de nossas habilidades. Se a criança não for exposta a estímulos e experiências adequadas durante tais períodos, o desenvolvimento das respectivas habilidades pode ficar seriamente comprometido ou pode não acontecer. Para saber mais sobre os Períodos Sensíveis do Desenvolvimento, clique aqui.

Além de possibilitar às crianças o desenvolvimento de suas habilidades, talentos e aptidões inatas, o Método Montessori apresenta muitas outras vantagens em comparação com o sistema de ensino tradicional.

A educação tradicional é baseada na transmissão de informações do professor para a criança, que “aprende” de forma passiva, através de estratégias como a repetição, conteúdos sem qualquer conexão com sua realidade. Existe um único método de ensino que não respeita a individualidade das crianças e ao qual todas devem se adaptar. Os diálogos, o movimento e toda a espontaneidade das crianças são desencorajados e exigir das crianças uma atitude passiva, imóvel e silenciosa significa, basicamente, contradizer os princípios da natureza sobre como os processos de aprendizagem e desenvolvimento ocorrem. Tudo isso frequentemente torna a escola e a aprendizagem desinteressantes e enfadonhas para as crianças. Essa percepção, em alguns casos, pode levar à evasão escolar e/ou ao desencantamento sobre o próprio processo de aprendizagem. A razão pela qual muitas pessoas desistem da educação é porque ela não alimenta o seu espírito e não desperta paixão. O ser humano tem, naturalmente, uma ânsia por conhecer e o desencantamento sobre a aprendizagem é uma das mais graves consequências do modelo tradicional de educação. Aprender pode e deve ser divertido e prazeroso!

Já o método Montessori não impõe aprendizados, atividades ou conteúdos sobre a criança. Ao contrário, ele permite que a natureza da criança siga o seu curso ao desenvolver-se espontaneamente, a partir de interações com o ambiente. É dado à criança um ambiente rico em possibilidades de aprendizagem e liberdade, para que ela escolha aquilo que deseja aprender, em seu próprio ritmo. O papel do papel é apenas observar a criança, preparar o ambiente e guia-la em seu processo de aprendizagem, de modo que ela possa encontrar tudo o que precisa para se desenvolver em cada estágio.

Outro aspecto importante do método Montessori é que ele visa preparar a criança para a vida. Para isso, as atividades visam o desenvolvimento da autonomia e devem, o tanto quanto possível, retratar a vida.

A aprendizagem social e emocional é também um aspecto muito importante do método Montessori. Diferente do ensino tradicional que utiliza métodos coercivos – como ameaças, punições e recompensas – o método Montessori, por sua vez, utiliza o diálogo e bom relacionamento entre professor e aluno. Acredita-se que a criança tem dentro de si uma pulsão por aprender e se desenvolver e isso é uma motivação suficiente, não sendo necessária a utilização de métodos coercivos. A Dra. Montessori também verificou através de muitos anos de observação que quando a criança tem suas necessidades de desenvolvimento atendidas, ela naturalmente apresenta um comportamento pacífico, amoroso e cooperativo.

Há algumas décadas, o maior diferencial para o sucesso profissional e social era ter um curso superior. No entanto, segundo projeções da UNESCO, nos próximos trinta anos mais pessoas terão formação superior do que em toda a história da humanidade. Isso nos força a rever nossos conceitos sobre o que é a educação ideal, visto que o diploma universitário pode não mais ser um diferencial e, então, outras qualidades podem ser consideradas essenciais, como a criatividade e o talento.

O talento humano é extremamente diverso e as pessoas têm diferentes aptidões. Deve ser o papel da escola propiciar oportunidades para que os talentos se revelem. Um aspecto fundamental do método Montessori é que ele possibilita à criança o desenvolvimento de importantes habilidades para a vida, assim como o desenvolvimento de seus talentos e aptidões inatas, no momento mais adequado para que este desenvolvimento ocorra, aproveitando os períodos sensíveis durante a primeira infância.

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