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Método Emmi Pikler

Princípios do Método

A abordagem Pikler é um conjunto de princípios direcionados à educação de bebês até os três anos de idade. De modo geral, ela defende que os bebês e crianças pequenas são capazes de aprender a engatinhar e andar por si próprios, sem que os adultos os induzam a essas ações. Isso respeitando o tempo de cada um, deixando-os brincar livremente.

Portanto,  a metodologia tem como objetivo trabalhar as primeiras fases de desenvolvimento dos pequenos, a partir de atividades que estimulem a independência e autonomia deles.

Sendo assim, ela foca em alguns princípios básicos: a motricidade livre, a autonomia e a segurança efetiva.

 

 

Motricidade livre

 

Esse princípio se baseia no movimento livre, defendendo que a criança deve ter liberdade para se movimentar, para que ela desenvolva uma consciência corporal sem a intervenção de um adulto, descubra como seu corpo funciona e suas habilidades motoras de forma espontânea.

Desse modo, os adultos não devem “ajudar” o bebê. Quando os pais percebem que o bebê está começando a adquirir novas habilidades, tentando sentar ou ficar em pé, por exemplo, costumam fazer o trabalho difícil pelo filho. Mas o que queremos dizer com isso?

Há uma grande diferença entre a criança conseguir se sentar sozinha ou conseguir ficar sentada quando os pais a colocam na posição. No segundo caso, a criança não teve um esforço para descobrir como foi parar naquela posição, não precisou conhecer seus movimentos e explorá-los.

A mesma coisa acontece quando a criança consegue ficar em pé sozinha, por exemplo. Seu filho já levanta sozinho ou apenas fica em pé ao ser colocado? São situações diferentes, e devem ser tratadas com particularidade.

Portanto, motricidade livre é o desenvolvimento da consciência motora sem a mediação de um adulto.

O papel do adulto, nesse caso, é garantir a segurança necessária para que ele possa brincar livremente, se descobrir, sem forçá-lo a fazer movimentos que ele não sabe ainda.

 

Segurança afetiva

Esse princípio está relacionado ao vínculo entre a criança e o adulto, nos cuidados do dia a dia. A maneira como o pequeno lida com os objetos e pessoas é muito importante para o seu desenvolvimento.

Por isso, é necessário estabelecer uma relação de confiança com seu bebê, o qual se baseia na atenção e nos cuidados diários com a criança. Toda vez que você dá banho, troca a fralda ou o ajuda a se vestir, esse vínculo é fortalecido e, também, a confiança que ele tem em você.

Quando facilitamos essas atividades para os pequenos, estamos contribuindo também para que ele ganhe autonomia. Você ainda pode explicar o que está sendo feito e até pedir a participação da criança – aos poucos ele vai assumindo a responsabilidade por essas tarefas.

Autonomia

Os pais – ou cuidadores – não devem interferir nos movimentos dos bebês. Isso porque as crianças devem explorar o ambiente sozinhas e interagir umas com as outras de modo natural e espontâneo. Uma ótima maneira de estimular esse descobrimento de mundo é oferecendo um ambiente seguro e, claro, monitorando para dar a atenção necessária quando for necessário.

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Quem foi Emmi Pikler

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Emilie Madeleine Reich nasceu em 9 de janeiro de 1902 em Viena, Áustria. Porém, mudou-se ainda criança para Budapeste com seus pais, um artesão e uma professora. Aos 12 anos a sua mãe faleceu e ela foi criada somente pelo pai.

Emmi Reich se forma em medicina em sua cidade natal no Hospital Infantil da Universidade de Viena, assume o sobrenome do marido e se torna Emmi Pikler após o seu casamento com o professor e matemático. Juntos, criaram sua primeira filha com os princípios de desenvolvimento com liberdade e respeito ao tempo e ao limite, o que, posteriormente, veio a embasar a abordagem Pikler.

A sua formação no hospital infantil conduzida por Hans Salzer, a leva à qualificação como pediatra. E, pelo resto de sua vida, a médica fez valer a sua especialização.

Emmi viveu durante o cenário da Segunda Guerra Mundial e teve que lidar com a prisão do seu marido por seu judeu. Isso afetou enormemente a sua vida pois precisou do auxílio da família que ela prestava serviços como médica para sobreviver. Mas, ao final da guerra, ela voltou o seu trabalho para crianças subnutridas, órfãs e abandonadas, comandando o orfanato Lóczy até 1979 e falecendo 5 anos depois.

Ao longo da jornada, Emmi Pikler se dedicou integralmente ao trabalho com o desenvolvimento das crianças, à produção de materiais escritos, às palestras sobre a área que dominava, mas também à publicação de livros, de forma que se tornou referência nesses âmbitos.

A abordagem Pikler

A abordagem Pikler surge de um longo e contínuo trabalho de vida de Emmi Pikler. Como mencionamos, a base da metodologia vem da prática quando ela e seu marido criam a filha com liberdade de movimento e desenvolvimento nos primeiros anos de vida, para que a criança crie seu próprio ritmo enquanto os pais entendam e respeitem ele.


Emmi escreve seu primeiro livro onde relata essa experiência para outros pais. Ele foi publicado em 1940 e até hoje é utilizado como base para aplicação da sua abordagem. Depois dessa, outras publicações vieram e continuaram a contar sobre as suas experiências.

Foi em meados da década de 90 que a abordagem se tornou ainda mais disseminada e praticada.

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Benefícios do Método

Os benefícios da abordagem Pikler

O Método Emmi Pikler tem muitos benefícios no desenvolvimento de bebês, alguns deles incluem:

1. Estimulação física: O método incentiva a atividade física dos bebês, ajudando-os a desenvolver suas habilidades motoras finas e grossas, além de ajudar a desenvolver a coordenação mão-olho e equilíbrio.

 

2. Desenvolvimento emocional: O método incentiva o desenvolvimento emocional dos bebês, ajudando-os a desenvolver sua capacidade de expressar e compreender as emoções.

 

3. Estimulação cognitiva: O método incentiva a estimulação cognitiva dos bebês, ajudando-os a desenvolver sua capacidade de pensar e compreender o mundo ao seu redor.

 

4. Independência e autonomia: O método incentiva a independência e autonomia dos bebês, permitindo-lhes explorar e aprender por conta própria.

 

5. Comunicação não-verbal: O método incentiva a comunicação não-verbal, ajudando os bebês a desenvolver sua capacidade de se comunicar e compreender o mundo ao seu redor.

 

6. Educação baseada na experiência: O método incentiva a educação baseada na experiência, permitindo que os bebês aprendam de forma natural e orgânica.

 

7. Desenvolvimento de habilidades sociais: O método incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais, ajudando os bebês a aprender a se relacionar com outras pessoas e a construir relações saudáveis.

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