Metodologias

Nossa escola acredita que cada criança é única e tem necessidades únicas de aprendizagem, por isso oferecemos uma educação individualizada para cada aluno.

Nós trabalhamos para criar um ambiente seguro e estimulante, onde as crianças são encorajadas a explorar e aprender de forma lúdica e envolvente.

Nós valorizamos e encorajamos a participação dos pais no processo de ensino e aprendizagem, mantendo uma comunicação aberta e colaborativa com os pais para garantir o melhor desenvolvimento das crianças.

Aqui utilizamos uma combinação de quatro metodologias de ensino para garantir que cada criança tenha a melhor oportunidade de aprendizado:

Montessori que é a Metodologia "Mãe" e espinha dorsal da escola, Emmi Pikler, Reggio Emilia e Metodologia por Projetos. Uma complementa a outra em cada um dos agrupamentos de idade.​

Método Montessori - Escola Somos Um Piracicaba

O método Montessori tem como objetivo ajudar a criança a desenvolver sua própria personalidade e habilidades, e prepará-la para enfrentar os desafios do mundo moderno.

Saiba Mais

O Método Emmi Pikler é um conjunto de princípios direcionados à educação de bebês. Ele se concentra no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo da criança, e no respeito e confiança dada a elas para que possam desenvolver-se ao seu próprio ritmo.

Método Emmi Pikler - Escola Somos Um Piracicaba
Método Reggio Emilia - Escola Somos Um Piracicaba

Utilizamos o Método Reggio Emília nos ateliês. Ele se concentra no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança e enfatiza a importância da colaboração e do trabalho em equipe. Ele valoriza a expressão livre e a criatividade das crianças, e dá ênfase na importância de um ambiente de aprendizagem que estimula a curiosidade e a paixão pelo aprendizado.

Saiba Mais.

A Metodologia por Projetos se concentra em desenvolver habilidades de pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas através do trabalho em projetos individuais e colaborativos. Ela se baseia na ideia de que as crianças aprendem melhor quando estão envolvidas ativamente no processo de aprendizagem e quando podem aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.

Metodologia por Projetos - Montessori - Escola Somos Um Piracicaba